Voltar

Abril Marrom: saiba como proteger a visão em todas as fases da vida

 

Com base no projeto de lei 131/2016, o mês de abril está dedicado a conscientização e prevenção às diversas patologias oftalmológicas que podem afetar a saúde visual. Assim, a campanha Abril Marrom, reforça a prevenção e o combate às diversas espécies de cegueira. Saiba como proteger a visão em todas as fases da vida:

 

PRÉ-NATAL

  • O acompanhamento pré-natal é capaz de evitar o comprometimento da visão do bebê que irá nascer;
  • Algumas doenças como a Rubéola e a Toxoplasmose podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.

 

RECÉM-NASCIDO

  • Logo ao nascer, a criança deve ter seus olhos examinados, de preferência ainda na maternidade. Ela deve passar por um exame tão simples quanto importante: o Teste do Reflexo Vermelho, carinhosamente chamado de Teste do Olhinho identificação de problemas oculares, que podem comprometer seu desenvolvimento visual, como a catarata e o glaucoma congênitos e o retinoblastoma (um tipo de câncer que se instala na retina, ou seja, no interior dos olhos).

 

  • Crianças que nascem prematuramente muitas vezes não completaram o desenvolvimento da parte interna do olho. O problema, chamado de Retinopatia da Prematuridade (ROP), requer acompanhamento oftalmológico maior do que os demais, porque a Retinopatia da Prematuridade pode levar ao descolamento de retina (a retina se solta da parede do fundo do olho). Sem acompanhamento, do médico oftalmologista, essas crianças correm risco de chegarem à cegueira.

 

DURANTE A INFÂNCIA

 

  • A visão se desenvolve durante a infância alcançando a maturidade por volta dos 5 anos, por isso, é muito importante o diagnóstico precoce.

 

  • O lacrimejamento excessivo por exemplo, pode indicar desde uma obstrução do canal lacrimal até um glaucoma congênito. Ao perceber alguma anormalidade, a criança deve ser levada a um Oftalmologista para avaliação.

 

  • Outros sintomas podem indicar um problema oftalmológico conhecido por ‘olho-torto’ (vesguice ou estrabismo), dor de cabeça ou mal-estar durante ou após um esforço visual, como ler, desenhar ou escrever; franzir a testa ao olhar para longe; aproximar objetos, livros ou cadernos dos olhos; desinteresse por atividades que exijam boa visão ou leitura.

 

  • A Ambliopia ou ‘Olho Preguiçoso’ é um outro problema que merece atenção e ocorre quando a visão não se desenvolve plenamente em dos olhos e, com o passar do tempo, o cérebro ignora as imagens que vem desse ‘olho fraco’ de tal forma, que ele perde a visão.

 

VIDA ESCOLAR

 

  • Com o início da vida escolar podem surgir problemas na visão que influenciam no aprendizado da criança, causando baixo rendimento. Conhecidos como “grau”, os erros refrativos são a causa mais comum de deficiência visual, nestes se incluem a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

 

ADOLESCÊNCIA

 

  • No início desta fase, o desenvolvimento do sistema visual alcançará a maturidade. Neste período costumam aparecer a miopia e o ceratocone, doença que acomete uma a cada duas mil pessoas e provoca irregularidade da córnea que, às vezes, vem acompanhado pelo hábito de coçar excessivamente os olhos.

 

  • Nessa fase, também é muito comum o uso em excesso de aparelhos eletrônicos que podem causar danos à visão, como: Síndrome da Visão do Computador (CVS) e o agravamento da miopia e da hipermetropia. Dores de cabeça, olhos vermelhos, olho seco, coceira e problemas de focagem após estudar, assistir à televisão ou usar o computador podem ser sintomas de doenças oculares.

 

FASE ADULTA

 

  • É na idade adulta que surge a presbiopia. Por volta dos 40 anos, torna-se essencial a medição anual da pressão intraocular, principalmente em caso de história familiar de glaucoma, e a avaliação de fundo de olho a fim de identificar danos que doenças como o diabetes podem causar à visão. Além disso, é muito comum o aparecimento da presbiopia ou“vista cansada”, doença ocular caracterizada pela condição em que a lente do olho perde a sua capacidade de focar objetos de perto, sendo necessário para correção o uso de lentes para visão de curta distância.

 

TERCEIRA IDADE

 

  • Na terceira idade também é muito comum que as pessoas desenvolvam doenças como: catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo, que ocorre devido à opacificação do cristalino (lente natural dos olhos), e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença ocular que afeta a área central da retina (mácula), fazendo com que haja a perda progressiva da visão.

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia

www.abrilmarrom.com.br