HOSPITAL DE OLHOS

A Clínica Anhembi, com foco em Oftalmologia, investe em equipamentos da mais
alta tecnologia para estudo de doenças, diagnóstico e cirurgias relacionada à
medicina ocular. Além disso, a Clínica tem ampliado seu centro cirúrgico para melhor atender a
todos os pacientes e suas necessidades em um único ambiente.

A Clínica Anhembi é uma das mais completas redes de exames complementares do país, tornando
a Matriz um verdadeiro Hospital de Olhos.

✓ Anel Intraestromal (tratamento para ceratocone)

O Anel de Ferrara ou anel intraestromal é uma técnica de cirurgia para correção do Ceratocone. Apesar do nome, não é exatamente um anel. É a metade de um anel feita de um material rígido que é implantado na camada da córnea chamada estroma.

✓ Cirurgias Antiglaucomatosas

Trata-se da cirurgia dos olhos que tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intraocular (principal sintoma do glaucoma), evitando assim lesões graves ao nervo óptico.

✓ Cirurgia de Catarata

Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado. Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que eliminem a catarata.

✓ Cirurgia de descolamento da retina (Vitrectomia)

Cirurgia realizada no tratamento de várias doenças, entre elas o descolamento de retina simples e complicado, membranas epiretinianas, buraco macular e a hemorragia do vítreo.

✓ Vitrectomia + Retinopexia

E uma técnica cirúrgica muito utilizada para doenças da retina. Consiste na remoção do corpo vítreo do olho, indicado no tratamento de doenças como descolamento de retina, buraco macular, membrana epirretiniana, síndrome de tração vítreo – macular, hemorragias vítreas, entre outras.

✓ Cirurgia plástica e estética ocular

A plástica ocular é uma subespecialidade dentro da oftalmologia, que trata dos problemas que envolvem as pálpebras, sejam eles de ordem patológica ou estética.

✓ Blefarite

Blefarite é uma inflamação comum que afeta as pálpebras, normalmente na região onde crescem os cílios, fazendo com que elas cocem, fiquem vermelhas e irritadas. Podem ser recomendadas compressas mornas sobre as pálpebras com o objetivo de retirar as granulações características e solubilizar secreções oleosas das glândulas sebáceas; além do uso de pomada com antibiótico lágrimas artificiais, corticoesteróides oculares de olho seco ou medicamentos por via oral.

✓ Calázio

Diferentemente do terçol, a causa de calázio não é uma infecção bacteriana. Ele é provocado pela inflamação da glândula responsável pela produção de secreção sebácea. A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. O tratamento do calázio por compressas mornas, pomadas antibióticas e aplicação de antinflamatório intralesional.

✓ Entrópio ou ectrópio

O entrópio é uma doença em que a pálpebra se vira sobre si mesma, contra o globo ocular.

O ectrópio é uma doença onde a pálpebra se vira para fora e não entra em contato com o globo ocular. Ambas as patologias podem ser corrigidas com cirurgia.

✓ Reconstrução das pálpebras

A reconstrução da pálpebra inferior se constitui em um importante capítulo de reconstrução facial, tanto por seu aspecto estético quanto por sua importância funcional, evitando comprometimentos oculares mais graves.

✓ Cirurgia Refrativa a Laser

A córnea é a parte transparente do olho, que está na frente da íris e da pupila É composta de várias camadas, e, junto com o cristalino, foca a luz na retina. Esta passagem da luz do meio externo para o interior do olho é conhecida como refração. Quando ocorrem desvios neste trajeto dos raios luminosos surgem os erros de refração. A Cirurgia refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

✓ Miopia

A miopia é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos mais distantes são borrados. O grau de sua miopia afeta sua capacidade de focar objetos distantes. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa.

✓ Hipermetropia

A hipermetropia ocorre quando o olho é um pouco menor do que o normal, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. Ela também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa.

✓ Astigmatismo

O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também. O principal procedimento para a correção é a cirurgia refrativa.

✓ Crosslinking

Crosslinking é realizado para o tratamento de uma variedade de condições, incluindo ceratocone e degeneração marginal pelúcida. Também estuda-se aplicar o procedimento para o tratamento de úlceras de córnea infecciosas, ceratopatia bolhosa dolorosa em pseudofácicos

✓ Injeção Intravitrea de Anti- CEGF

Os Anti-VEGFs são medicamentos que interferem no mecanismo responsável pela formação de neovascularização subrretiniana, após a falta de oxigênio. São injetados dentro do olho, no gel vítreo. A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local e sob sedação. O paciente tem alta no mesmo dia com oclusão do olho operado.

✓ Pequenas Cirurgias

São cirurgias dos olhos mais simples e com rápida recuperação. Elas compreendem os procedimentos para retirada de pequenos tumores benignos da pálpebra e da conjuntiva, pterígio e calázio.

✓ Pterígio

O pterígio é uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento têm um papel importante.

✓ Xantelasma

Xantelasma (ou xanteloma) é uma doença dermatológica caracterizada pelo aparecimento de bolsas amareladas ligeiramente salientes, situadas nas pálpebras. A remoção das lesões pode ser realizada com cauterização química, tratamento a laser, ou retirada cirúrgica com fechamento por pontos.

✓ Retinopaxia

É o termo usado para designar as doenças degenerativas não inflamatórias da retina. As mais frequentes no adulto são: serosa central, por diabetes e por hipertensão arterial. No recém-nascido é a retinopatia da prematuridade. Para o tratamento pode-se aplicar fotocoagulação a laser.

✓ Vitrectomia + Retinopexia + Óleo de Silicone

✓ Trabeculectomia

Cirurgia convencional e invasiva mais utilizada para tentar controlar o glaucoma é a trabeculectomia. Ela tem como objetivo criar um novo sistema de drenagem para o humor aquoso. O procedimento é feito com anestesia local e aplicação de colírios que também anestesiam o olho.

A Clínica Anhembi oferece diversos exames em suas áreas de especialização.

Oftalmológicos

✓ Aberrometria Wavefront (OPD SCAM III)

✓ Angiofluoresceinografia

✓ Avaliação de vias lacrimais (teste de Schirmer)

✓ Avaliação órbito-palpebral-exoftalmometria

✓ Angiografia com indocianina verde

✓ Autofluorescência

✓ Biometria ultra-sônica

✓ Biometria Óptica (IOL Master)

✓ Campimetria Computadorizada

✓ Campimetria manual

✓ Capsulotomia Yag-Laser

✓ Ceratoscopia computadorizada

✓ Curva tensional diária

✓ Estéreo-foto de papila

✓ Exame de motilidade ocular

✓ Teste ortóptico

✓ Fotocoagulação (laser)

✓ Gonioscopia

✓ Iridectomia Yag-Laser

✓ Mapeamento de retina (oftalmoscopia indireta)

✓ Microscopia especular de córnea

✓ Paquimetria ultra-sônica

✓ Potencial de acuidade visual (PAM)

✓ Retinografia

✓ Retinografia panorâmica

✓ Teste de sensibilidade de contraste ou de cores

✓ Teste do reflexo vermelho em recém-nato (teste do olhinho)

✓ Teste e adaptação de lente de contato (sessão) EXCLUIR

✓ Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

✓ Tonometria

✓ Ultra-sonografia diagnóstico

DIFERENCIAIS

Conheça os diferenciais do Hospital de Olhos – Clínica Anhembi

Teste do olhinho: exame específico para recém-nascidos, com acompanhamento.

Visita hospitalar, quando necessário para análise da visão em pacientes;

Programa de prevenção à cegueira empresarial, com atendimento na empresa sem custo, direcionando os colaboradores à Clínica;

Tratamento para Ceratocone – Crosslink, implante de anel intra-estromal (anel de ferrara);

Exames diferenciados: Aberrometro OPD SCAN, Tomografia de Coerência Óptica OCT, Biometria Óptica IOL Master 500;

Equipamentos e tecnologias de última geração;

Centro cirúrgico dentro da Clínica, com cirurgias especiais: retina, córnea, plástica ocular e vias lacrimais, estrabismo;

Cirurgias de Retina como: Vitrectomia, Retinopexia, injeções intravítrea, tratamento ocular quimioterápico;

Cirurgia de Catarata;

Atendimento aos fins de semana, emergenciais e marcados: consultas e exames;

Plantão ambulatorial;

Corpo clínico muito bem preparado, e com subespecialidades;

Clínica completa, preparada para internação, pronto atendimento, emergência e cirurgias;

Quer conhecer nosso Hospital de Olhos? Visite-nos e conheça!

Matriz – Clínica Anhembi
Hospital de Olhos – Centro de Especialidades em Oftalmologia