Voltar

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: Saiba como prevenir a doença

 

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma foi criado para conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença que provoca lesão no nervo óptico. Considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 é previsto um aumento considerável de indivíduos com glaucoma de 60 milhões para 80 milhões, tal fato, reforça ainda mais a necessidade dos cuidados com a visão.

 

De acordo com o oftalmologista especialista em glaucoma na Clínica Anhembi, Dr. Fabrício Mochiduky, “é muito importante realizar exames de rotina frequentemente, afinal, por ser uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas iniciais evidentes, o glaucoma pode acometer pessoas de qualquer idade e causar cegueira irreversível”.

 

O aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco, o histórico familiar também pode representar a possibilidade de desenvolvimento da doença. Apesar de não ter cura, o Glaucoma pode ser controlado e o diagnóstico só é possível com consulta para realização de exames. Quanto mais cedo a doença for controlada, maiores são as chances de evitar a perda da visão.