Voltar

Descolamento de Retina requer cuidado rápido

 

Visão turva ou embaçada, flashes de luz ou aquela sensação de que há “insetos voando” diante dos olhos. Tais sinais podem indicar o descolamento de retina. Neste caso, a recomendação é procurar um oftalmologista com urgência.

A retina é todo o tecido que reveste o olho por dentro. Ela tem a função de transformar o estímulo luminoso em nervoso e enviá-lo ao cérebro, para que as imagens sejam lidas. O seu descolamento ocorre quando há a separação das camadas neurossensoriais.

Ao todo, existem três tipos de descolamento de retina Regmatogênico (provocado por uma rotura retiniana); Seroso (decorrente de inflamações) e Tracional (resultante de fibroses).

O primeiro é o mais comum e mais grave. “O Regmatogênico ocorre quando há um rasgo ou um buraco na retina. O período para que ela descole varia de acordo com a localização do dano. Muitas vezes, o paciente percebe algum sinal, mas não dá atenção e quando vai ver já é tarde”, explica Ricardo Suenaga, Oftalmologista e Retinólogo da Clínica Anhembi.

Por isso, a recomendação é procurar um especialista sempre que alguma anormalidade for notada. “Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de melhora. Quanto mais tarde o paciente procurar um médico, maiores os riscos de perder a visão, pois dependendo do estágio não há como fazer cirurgia”, destacou.

A Clínica Anhembi, conta com um Pronto Atendimento que funciona inclusive aos domingos. Além disso, oferece uma estrutura completa para que o paciente possa se tratar no local.