• Acne e cicatrizes de acne

A Acne é um problema que incomoda grande parte dos adolescentes e muitos adultos quando tem maior relação com alterações hormonais. O tratamento precoce é indicado para evitar as indesejáveis cicatrizes e hiperpigmentação das lesões.

• Câncer de pele

O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população – cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Existem diversos tipos de cânceres de pele, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Através do diagnóstico precoce realizado pelo dermatologista através do exame clínico e dermatoscopia é possível alcançar a cura.

• Eczemas

Eczemas são lesões de pele caracterizadas por vermelhidão, descamação, crostas e coceiras, englobando uma gama enorme de doenças como as dermatites de contato (geralmente alérgicas), dermatite atópica (mais comum em crianças), dermatite seborreica (as famosas caspas) e de estase (em pacientes com varizes). A identificação de sua causa, portanto, é imprescindível para o seu correto tratamento.

• Rosácea

A rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na face, principalmente quando na exposição ao calor excessivo e na ingestão de bebidas alcoólicas, bebidas quentes e alimentos apimentados. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens.

• Melasma

• Urticária

Urticária é uma reação alérgica que causa vergões vermelhos e salientes na superfície da pele e geralmente provoca coceira e de duração curta. O tratamento é feito principalmente com anti-histamínicos.

• Pêlos encravados e foliculites

Foliculite ocorre quando há infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores. Infecções graves podem causar perda permanente do cabelo e cicatrizes.

A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, pode coçar, e doer. Normalmente a inflamação do pelo sara sozinha, mas os casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista.

• Micoses

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos.

• Psoríase

A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. As lesões correspondem a placas avermelhadas com escamas prateadas, podendo acometer os cotovelos, joelhos e couro cabeludo; e, nos casos mais graves, podem acometer o corpo inteiro e ocorrer inflamação nas articulações.

• Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

• Queda de cabelo

A queda de cabelo pode ter diversas causas (origem genética, carências nutricionais, irregularidades hormonais e inflamações no couro cabeludo ou causas externas), de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo dermatologista.

• Nevos (pintas)

Nevos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e verrugas. A maioria das pintas surge em decorrência da exposição solar, e possui um formato regular.

• Toxina Botulínica

A Toxina botulínica é uma proteína sintetizada por uma bactéria, o Clostridium botulinim, e é aplicada diretamente no músculo responsável pele formação da linha ou rugas de expressão, causando seu relaxamento e proporcionando ao rosto uma aparência mais  rejuvenescida .

• Criolipólise

Método mais recomendado para eliminar gordura localizada sem agulhas e cirurgias plásticas. O tratamento promove a destruição das células de gordura (adipócitos) através do resfriamento controlado.

• Depilação a laser

Depilação a laser de diodo ( Light Sheer) é uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. Hoje existem diferentes tipos de laser capazes de promover a depilação progressiva.

• Resurfacing com Laser de Co2 fracionado

O aparelho de CO2 fracionado emite  um laser ablativo capaz de remodelar a superfície cutânea sem causar queimaduras, removendo camadas inteiras da pele, em uma profundida programada por quem o está operando. Está indicado principalmente para o tratamento de envelhecimento facial ,as cicatrizes de acne e estrias.

• Peeling

É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele pela aplicação de substâncias químicas como ácido retinoico, acido salicílico, acido tricloroacético, entre outros . Esta camada se regenera e recebe um novo aspecto,  devido às novas células que foram estimuladas a se reproduzir. O peeling é um procedimento indicado para  amenizar marcas e manchas na pele.

• Rugas e marcas de expressão pela idade

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.

• Fotoenvelhecimento facial e corporal

Envelhecimento da pele por exposição solar excessiva que deixa a pele manchada, seca e áspera, podendo evoluir para um câncer de pele. Na prevenção do fotoenvelhecimento o filtro solar de amplo espectro, utilizado a longo prazo, diminui o número de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de queratoses e câncer de pele. Sabe-se hoje que seu uso precoce e continuado evita o dano cumulativo e previne o envelhecimento.

• Flacidez facial e corporal

A flacidez facial e corporal representa um grande desafio para os médicos, principalmente quando os pacientes não querem se submeter a uma cirurgia plástica para retirar o excesso de pele. A partir dos 25 anos de idade, as fibras colágenas e elásticas têm sua produção diminuída e começa a ocorrer um processo de esgarçamento das mesmas. Vários fatores contribuem para acelerar esse processo: fumo, sedentarismo, distúrbios hormonais, gravidez, obesidade, emagrecimento importante em curto espaço de tempo, entre outros que levam aos diversos graus de flacidez. Diante disso, quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, maior a chance de se evitar a cirurgia plástica.

• Estrias

As estrias se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

• Manchas senis e melasma

A mancha senil é uma mancha escura que aparece devido ao dano causado à pele pelo Sol ao longo dos anos. O melasma corresponde a manchas acastanhadas que acometem principalmente a face das mulheres e está relacionado à exposição solar e pela ação dos hormônios femininos, por isso ocorre o surgimento ou piora durante a gestação e durante o uso de anticoncepcionais. Para o tratamento, pode-se indicar o uso de cremes clareadores e também tratamentos como peeling e micoagulhamento ou o uso de antioxidantes tópicos e orais.

• Preenchimento facial com ácido hialurônico

O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e o sulco naso lacrimal ( redução do famoso “olho fundo”).