Voltar

Saúde ocular do paciente diabético: a importância do acompanhamento com o oftalmologista

 

A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por controlar os níveis de açúcar no organismo humano. Quando ocorre falha na produção desse hormônio a glicose sanguínea torna-se elevada, podendo gerar uma série de complicações à saúde. Esse excesso de açúcar na corrente sanguínea é caracterizado como diabetes, doença que pode desencadear problemas como insuficiência renal, má circulação e uma série de danos para a visão, como: glaucoma, catarata e a retinopatia diabética.

Com relação a esses riscos à saúde ocular, é importante que o paciente diabético entenda que, além de manter o controle da glicose, é fundamental fazer avaliações periódicas com um oftalmologista. A retinopatia diabética, por exemplo, é a doença ocular mais comum em pacientes diabéticos. Ela compromete a parede dos vasos sanguíneos da retina, região conhecida como fundo de olho. Quando isso ocorre essa região do olho fica propensa ao surgimento de hemorragia e infiltração de gordura na retina.

Além da retinopatia, pessoas que sofrem com a Diabetes possuem 40% mais chances de desenvolver glaucoma, que consiste na pressão elevada dos olhos e 60% mais chance de apresentarem catarata, que ocorre quando o cristalino (lente transparente do olho) fica opaco, causando bloqueio da luz.

 

Prevenção

Quem sofre com diabetes precisa fazer o exame de fundo de olho ao menos uma vez no ano. Durante a consulta ao oftalmologista, é imprescindível que o paciente explique seu histórico com a doença, isso auxiliará o médico a fazer uma avaliação mais precisa. Controlar glicose, pressão arterial e colesterol são outros cuidados fundamentais para evitar não só os problemas de visão ocasionados pela diabetes, mas quaisquer outras complicações relacionadas à doença. Esse controle é feito com: alimentação saudável, prática de exercícios e uso correto dos medicamentos indicados pelo médico especialista.

 

Tratamento

Assim como na prevenção, a dieta adequada é base fundamental para o tratamento. Também são uti lizadas pílulas hipoglicemiantes e insulina, conforme indicação do endocrinologista. Outra alternativa de tratamento é a fotocoagulação por raios laser. Procedimento no qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio laser, na tentativa de prevenir a progressão da Retinopatia Diabética. O ideal é que este tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados. Por isso, é tão importante a consulta periódica ao oftalmologista.

 

Fonte: Revista Veja Bem http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/vejabem.php