Voltar

Esforços físicos e impactos excessivos na região ocular podem causar descolamento de retina

 

Grandes impactos ou esforços físicos excessivos, tosse persistente e convulsiva ou até crises de espirros em sequência podem contribuir para o descolamento da retina. Doença ocular grave mais comum em adultos e pessoas idosas, raramente é hereditária, mas, neste caso, pode acontecer em crianças ou bebês.

 

Os buracos na retina – camada interna do olho, constituída de tecido nervoso, que capta estímulos luminosos que se transformam em imagens – permitem a passagem do vítreo (gel que preenche o globo ocular), separando a retina da parede do olho. Este movimento pode causar rompimento, hemorragias ou o descolamento. Uma vez descolada esta parte da retina não funciona mais e causa o aparecimento de uma imagem borrada ou mancha escura na visão.

 

Além de saltos de bungee jump e de paraquedas, mergulhos e atividades mais radicais, o descolamento de retina pode ser causado por traumatismo, diabetes, miopia acentuada ou tumor da caroide (camada do olho entre a retina e a esclerótica). O problema pode começar em uma pequena área e, se não houver tratamento, a retina se desprende por completo.

 

PREVINA-SE CONTRA O DESCOLAMENTO DE RETINA:

  • Protegendo os olhos para evitar traumas oculares;
  • Procurando não fazer movimentos bruscos com a cabeça, como em esportes radicais;
  • Controlando sempre a taxa de glicose, se for diabético;
  • Consultando regularmente um oftalmologista, se tiver o mesmo perfil das pessoas que têm fatores de risco.

 

IMPORTANTE:

O descolamento de retina é uma doença grave e compromete a visão. O tratamento é essencialmente cirúrgico, e é muito importante que seja feito o mais rápido possível, aumentando as chances de a visão voltar ao normal. Mas um estudo detalhado em cada caso, com um oftalmologista, é imprescindível para tirar dúvidas e, principalmente, obter completo entendimento dos benefícios e riscos dessas intervenções.

 

Fonte: Revista Veja Bem http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/vejabem.php