Voltar

Catarata: um dos problemas que afetam a visão na terceira idade

O tempo passa para todos nós. Sentimos os efeitos em nossa fisionomia, na cor e quantidade dos cabelos, na nossa capacidade de realizar atividades físicas, na nossa memória…

É claro que também há coisas muito boas na maturidade, que o passar dos anos nos traz: tornamo-nos mais tolerantes, mais sábios, mais cientes de que grande parte das coisas com as quais nos preocupamos diariamente não tem grande importância. Então, este é o momento para aproveitarmos o que há de mais belo na vida, de desfrutar da companhia das pessoas que amamos, apreciar a beleza de um jardim, o sorriso largo de uma criança e relembrar momentos felizes. Mas para isso é preciso ter saúde.

Estudos mostram que pelo menos 80% das doenças podem ser evitadas com medidas simples, como não fumar, adotar uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Infelizmente, existem alguns problemas de saúde que não podem ser evitados com hábitos saudáveis Mas conhecê-los e consultar o médico periodicamente pode fazer toda a diferença! Este é o caso de alguns problemas que afetam nossos olhos, principalmente quando a idade vai avançando, um deles é a Catarata.

A catarata é a opacificação da lente natural dos olhos, chamada de cristalino. Para entender o problema, podemos tentar imaginar um relógio com dois vidros: um externo e outro interno. Quando uma pessoa tem catarata, é como se o “vidro interno” do relógio ficasse embaçado, e fosse necessário substituí-lo por um novo, para voltar a ver as horas com nitidez. A catarata, na maioria das vezes, vai gerando o embaçamento do cristalino (uma lente que fica dentro de nossos olhos, que corresponderia ao “vidro interno” do relógio que mencionei) aos poucos, podendo levar à cegueira. A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo. Felizmente, por meio da cirurgia que substitui o cristalino doente por uma lente artificial, é possível recuperar a visão. A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, em pessoas com mais de 65 anos. Este tipo é chamado de catarata senil. Além do envelhecimento, a catarata pode ser causada pelo uso incorreto de colírios, como consequência de um trauma ocular (como um acidente de carro, ou uma forte queda), de inflamações, ou de doenças que afetam todo o corpo, como diabetes.

Ainda há outro tipo, chamado de catarata congênita que acomete os bebês, desde o nascimento. Entre as causas da catarata congênita estão a rubéola, a sífilis ou a toxoplasmose durante a gestação.

 

Será que você tem catarata?

Se a sua visão está mais embaçada, se as imagens parecem ter cores desbotadas, ou ainda, se ao olhar para a luz você percebe halos claros ao seu redor, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames, para identificar se o motivo do problema é catarata.

 

Há algum remédio para a catarata?

O único tratamento para a catarata é a cirurgia. Apesar de ser uma microcirurgia muito sofisticada, e requerer grande habilidade do oftalmologista que a realiza, é bastante segura e rápida. O paciente, na maioria dos casos, recebe alta algumas horas após ser operado. Na cirurgia, o médico faz um corte mínimo e por ele retira o cristalino que está doente. Pelo mesmo corte ele introduz uma nova lente, um cristalino artificial. Hoje já existem diversos tipos de lentes intraoculares. Algumas delas, mais requintadas, além da catarata, podem corrigir também outros problemas, como a presbiopia. Mas somente seu médico oftalmologista poderá avaliar, não só se é o momento de realizar sua cirurgia (ele levará em conta suas características individuais e seu estilo de vida, para determinar o quanto o problema está prejudicando sua qualidade de vida), como também quais são os tipos de lentes intraoculares mais indicados para o seu caso.

 

Fonte: Revista Veja Bem CBO | Edição 01 | Ano I | 2013