Voltar

Quando devo procurar um Endocrinologista e quais seus sintomas?

 

Você já se perguntou o que faz um profissional endocrinologista e quando deve procurá-lo? Sabe quais são as doenças mais comuns e como tratar? Então, acompanhe neste artigo a importância do diagnóstico médico, seus diagnósticos e aproveite para tirar suas dúvidas.

 

O que é endocrinologia?

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do desempenho das glândulas e das doenças que afetam os tecidos. Ela atua nas disfunções hormonais, fazendo as suas reposições, tratando obesidade, crescimento, excessos de pelos, diabetes, distúrbios da puberdade, tireoide, entre outros.

 

Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional da medicina.

 

Quais os sintomas de doenças mais comuns?

Diabetes – a diabetes é o excesso de açúcar no sangue, essa glândula (pâncreas) é responsável pela produção de insulina, ou seja, o hormônio que “quebra” as moléculas de glicose, o pâncreas, não produz ou produz de maneira insuficiente a insulina. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

 

Osteoporose – a osteoporose é caracterizada pela fragilidade dos ossos, que podem se quebrar com maior facilidade. As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Ela apresenta-se na velhice, mas pode ter fatores que antecipem ou favorecem seu aparecimento, como consumo excessivo de álcool e falta de atividade física.

 

Tireoide – a glândula, localizada no pescoço, é responsável pela produção de um hormônio que regula o funcionamento de todo o organismo, a tireoide. A produção excessiva desses hormônios, causam efeitos como: insônia, suor excessivo, ansiedade, irritabilidade, queda de cabelos, alterações na menstruação, insônia ou sono excessivo, cãibra, inchaço no pescoço, dentre outros.

 

Acne e excesso de pelos em mulheres – presença de pelos em lugares incomuns, como rosto, peito, abdômen, crescimento dos músculos, acne em excesso, podem indicar presença excessiva de hormônios masculinos. O acompanhamento com um endocrinologista poderá equilibrar a presença destes hormônios no corpo feminino.

 

Obesidade – a obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Havendo um problema de metabolismo, relacionado ao ganho de peso, o endocrinologista poderá indicar o tratamento adequado para que o corpo absorva seus nutrientes da maneira correta, além de prescrever moderadores de apetite, quando for o caso.

 

Crescimento – crianças com crescimento abaixo do esperado para sua idade ou ainda de maneira rápida e desordenada, podem ter como causa alterações hormonais. Por isso, a melhor solução para este caso é procurar ajuda de um endocrinologista.

 

Dentre todas as áreas de atendimento do profissional, há outras atuações do endócrino, como menopausa, andropausa e colesterol.

 

Não deixe para depois, marque uma consulta e cuide da sua saúde com o especialista em Endocrinologia! Agendar uma Consulta