A Clínica Anhembi oferece diversos exames em suas áreas de especialização. Confira a listagem completa de exames disponíveis:

Tecnologia moderna de imagem diagnóstica de alta resolução, que utiliza o princípio de interferometria de baixa coerência e por meio de cortes na estrutura ocular permite a observação tecidual de maneira não invasiva. É baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico da mesma, mostrando suas várias camadaas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infravermelha projetada no fundo do olho, por meio de uma fonte superluminescente de diodo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Critérios para realização:

– No caso da realização do exame ser feita via convênio, é necessário solicitar autorização antecipadamente. Esta solicitação é feita por meio do serviço de autorizações. Os convênios demoram em média 7 duas úteis para a emissão (dependendo de cada convênio). Para que possamos solicitar a autorização do exame junto ao convênio, é necessário nos encaminhar os dados para contato do paciente com nome completo, telefone e e-mail se possuir, deve ser entregue o relatório padrão corretamente preenchido, carimbado e assinado pelo médico solicitante e o pedido médico com o CID da doença. “É importante que todos os campos do relatório sejam preenchidos para a análise médica do plano de saúde.”

CLIQUE AQUI

Quando o paciente estiver com os documentos devidamente preenchidos, enviar via e-mail para centraldesenhas@clinicaanhembi.com.br. Assim que a clinica receber a resposta da solicitação, entrará em contato informando se o exame for autorizado ou não, ou se é necessário mais algum dado e já realizará o agendamento.
– No caso da realização do exame ser feita via particular apenas preencher o relatório padrão e agendar previamente via telefone

Preparo:

– Para a realização do exame é necessária a dilatação da pupila com colírio midriático. O colírio pode provocar embaçamento temporário (aproximadamente seis horas) e aumento da sensibilidade à luz. Recomenda-se que o paciente leve óculos escuros para reduzir o desconforto ocasionado pela dilatação das pupilas e vir acompanhado.

Prazo de entrega do resultado:

– O resultado do exame é liberado em até sete dias úteis.

Aberrometria Wavefront (OPD SCAM III) 

Este é um exame que estuda os defeitos refracionais do olho que afetam a qualidade da visão como ofuscamento, brilho e diminuição da visão noturna.

Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia é um procedimento diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, que é a camada sensível à luz e que reveste o interior do globo ocular.

Avaliação de vias lacrimais (teste de Schirmer) 

Teste que avalia a produção de lágrimas, quando se suspeita de olho seco. Uma pequena fita de papel é colocada sob a pálpebra inferior e a quantidade de umedecimento é medida.

Avaliação órbito-palpebral-exoftalmometria

Exame utilizado para medir a protusão (deslocamento) do globo ocular.

Angiografia com Indocianina Verde

Exame de contraste endovenoso com indocianina verde utilizado para análise da circulação dos vasos da retina e principalmente dos vasos da coróide. É utilizado para diagnosticar possíveis alterações no fundo de olho e para orientação para futuros tratamentos.

Autofluorescência

Avalia o metabolismo da retina por revelar alterações anatômicas no epitélio pigmentado da retina e atualmente é um exame utilizado para diagnóstico de doenças genéticas e hereditárias da retina.

Biometria ultra-sônica

Cálculo da distância entre a parte mais externa e a mais interna do olho, para determinar o grau da lente intra-ocular a ser implantada nos pacientes operados de catarata.

Biometria Óptica (IOL Master)

Exame para verificar com mais precisão o grau de lentes para implante em cirurgia de catarata.

Campimetria manual 

Exame realizado com o campímetro manual (Goldmann). Permite um exame detalhado do campo visual periférico, o que não é possível com os aparelhos computadorizados.

Campimetria Computadorizada

Exame que avalia o campo visual central e periférico, detecta alterações no campo de visão e auxilia no diagnóstico de doenças que afetam o nervo óptico.

Capsulotomia Yag-Laser 

Exame realizado com laser Nd: YAG laser, indicado para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata.

Ceratoscopia computadorizada

Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra detalhadamente as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Curva tensional diária

Exame realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento do seu tratamento.

Estéreo-foto de papila 

Exame que permite observar se existem alterações no disco óptico ou papila. Através de fotografias é possível estudar o disco óptico e suas formas, contornos, relevo, tamanho, coloração e escavação.

Teste Ortóptico

Exame de motilidade ocular com a realização de testes com a função de analisar a movimentação ocular e a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira mais detalhada a ocorrência de estrabismo e ambliopia.

Fotocoagulação (laser) 

Tratamento de doenças de retina com raios laser. Este exame permite controlar as doenças na grande maioria dos casos, evitando que a pessoa evolua para uma perda visual grave.

Gonioscopia

Exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho (seio camerular). Indispensável para o tratamento e diagnóstico de glaucoma.

Iridectomia Yag-Laser 

Exame que realiza uma perfuração na periferia da íris para permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior, realizando a perfeita drenagem da íris.

Mapeamento de retina (oftalmoscopia indireta) 

Exame complementar que avalia todo o fundo do olho e as suas estruturas.

Microscopia especular de córnea 

Exame que analisa a córnea, realizando a contagem do número de células da camada mais interna e apresentando o aspecto destas que podem conter algum tipo de degeneração ou distrofia.

Paquimetria ultra-sônica

Exame indicado para medir a espessura da córnea através de uma sonda de ultrassom. Utilizada em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura da córnea.

Potencial de acuidade visual (PAM)

Este método de medida da acuidade visual avalia o seu potencial mesmo em caso de opacidade relativa de meios (catarata, hemorragia vítrea e leucoma). É capaz de fornecer o prognóstico do desempenho visual de uma cirurgia, podendo ser decisivo na indicação de uma intervenção operatória. É um método subjetivo e depende da resposta do paciente.

Retinografia

Exame que fotografa regiões do fundo do olho, como retina, nervo óptico, coroide e vasos sanguíneos. É eficiente no diagnóstico e no acompanhamento de doenças que afetam estas estruturas.

Retinografia Panorâmica

Busca analisar na íntegra o fundo ocular, alterações precoces que podem existir em algum tipo de patologia, possui filtros especiais que permitem a fotodocumentação diversos campos do globo ocular.

Teste de sensibilidade de contraste ou de cores 

Exame que avalia a capacidade de diferenciar as tonalidades das cores, que pode se modificar com aparecimento de doenças oculares. Essa avaliação não deve ser usada como o único critério para o diagnóstico e tratamento.

Teste do reflexo vermelho em recém-nato (teste do olhinho) 

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

Teste e adaptação de lente de contato

O teste para adaptação de lentes de contato é necessário para complementar as informações sobre a curvatura e eixo das lentes, bem como avaliar o conforto do paciente com seu uso.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

Tecnologia moderna de imagem diagnóstica de alta resolução, que utiliza o princípio de interferometria de baixa coerência e por meio de cortes na estrutura ocular permite a observação tecidual de maneira não invasiva.É baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico da mesma, mostrando suas várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infra-vermelha projetada no fundo do olho, por meio de uma fonte superiluminescente de diiodo.

Tonometria

Processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Ultra-sonografia diagnóstica 

Método de diagnóstico e acompanhamento de patologias oculares, que mediante a emissão de ondas sonoras de alta frequência, permite a visualização das estruturas do olho internamente. Também serve para o diagnóstico e acompanhamento de patologias que aumentam o tamanho do globo ocular, como o glaucoma congênito e tumores intraoculares.

Audiometria vocal – pesquisa de liminar discriminação

Exame com base na emissão de tons puros em diferentes intensidades e frequências, através do uso de um fone devidamente posicionado. A audiometria inclui testes de reconhecimento de fala (discriminação vocal), limiar de reconhecimento de fala (SRT) e limiar de detecção de voz (LDV).

Audiometria vocal – pesquisa de liminar de inteligibilidade

O teste Limiar de Inteligibilidade da Fala é medido quando o examinado é capaz de repetir corretamente 50% dos vocábulos apresentados. É útil para comprovar a detecção correta do limiar tritonal obtido.

Audiometria tonal limiar com testes de discriminação

A Audiometria Tonal Limiar é um exame de determinação dos Limiares Auditivos. Este teste é realizado em cabina acústica com a utilização de tons puros para obter limiares da sensação auditiva. É indicada para indivíduos com queixa de dificuldade de audição, ouvido tampado, zumbido, dor de ouvido, incômodo com o som alto e como prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso.

Impedanciometria

A Impedanciometria é um exame simples, indolor e que faz parte da avaliação básica da audição juntamente com a Audiometria. Ele avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas.

Nasofibrolaringoscopia

A Nasofibrolaringoscopia é um procedimento médico realizado para diagnosticar e localizar doenças da laringe e da mucosa nasal.

Emissões Otoacústicas Evocadas (Teste da Orelhinha)

Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é realizada no segundo ou terceiro dia de vida. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

Processamento Auditivo Central (PAC)

Exame que avalia, em etapas, os aspectos como: detecção do som, discriminação do som, reconhecimento, localização da fonte sonora e compreensão do som. Todos ligados às funções cerebrais, como: atenção e memória.

Otoneurológico Completo

Exame realizado para avaliar a função do labirinto (orelha interna), é recomendado para pessoas com queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, zumbidos, cefaleia e enxaqueca ou quando há suspeita de problema no labirinto.

Testes Vestibulares com Prova Calórica, com Eletronistagmografia

Trata-se de um exame diagnóstico capaz de avaliar de forma indireta a função vestibular, por meio da observação dos movimentos oculares. Também pode diagnosticar a causa de vertigem, tonturas ou transtornos do equilíbrio.

Testes Vestibulares com Vectoeletronistagmografia

Exame que auxilia no diagnóstico dos distúrbios otoneurológicos. É composto por diferentes provas e tem como objetivo analisar a função do labirinto e suas correlações com os demais órgãos e sistemas, dentre eles o sistema óculo-motor, o cerebelo e o tronco encefálico.

Pesquisa do Nistagmo Optocinético

Exame realizado para verificar a presença e a simetria das respostas.

Registro do Nistagmo Pendular

Exame indicado para pacientes com queixas de náuseas, tonturas e episódios de falta de equilíbrio. O teste é simples: o paciente deve acompanhar com os olhos – sem mover a cabeça – os movimentos de um pêndulo.